5 de outubro de 2015

Dia do Professor



Hoje é dia do Professor.
Talvez porque perdemos o feriado da Implantação da República, hoje ouvimos dar mais ênfase ao dia do Professor.
Tudo tem o seu lado positivo :) 
 
É, sem sombra de duvida, uma das profissões que mais merece o nosso reconhecimento.

Se consultarmos a Historia ela diz-nos que os primeiros professores foram os sofistas. Um grupo de intelectuais, cientistas e pensadores que surgiu na Grécia e que transmitia os seus conhecimentos. Muitos deles ainda estudados na actualidade.
Na altura eram mestres itinerantes que, nas suas viagens, tentavam atrair jovens para a vida pública, oferecendo-lhes educação a troco de vultosas quantias.
Como os tempos mudam! :)

Mas eu não concordo com a História...
Para mim o primeiro professor foi o primeito pai e a primeira mãe; tal como para nós foram os nossos pais e como nós somos para os nossos filhos.

E, apesar dos tempos mudarem sim, deviamos ter sempre presente que a Educação surgiu por necessidade, para nos ensinar a sobreviver, e não para atribuir diplomas ou 'poleiros'. Nem para nos distinguir por diferentes 'graus'.
Outrora quem ensinava era quem tinha a experiência de algo, como caçar, cultivar, pescar...

Hoje a Educação é uma industria. 
Surgiram diferentes locais de ensino, manuais de todo o género, multiplas disciplinas, diferentes tipos de interessados.
As avaliações assumiram o papel principal e, mais preocupados com as notas do que com a aprendizagem, os alunos começaram a decorar, a copiar, a cabular.

Perdeu-se o princípio básico da Educação: preparar para a vida.

Mas, como bons professores ainda existem e ainda tentam, contra tudo e contra todos, manter a máxima, presto aqui a minha homenagem a eles:
A minha professora primária, o meu professor de filosofia do 12º ano, e, hoje em dia, o professor da minha filha.

A todos, por motivos diferentes, agradeço o esforço que fazem para manter esse principio.

Tenho esperança e acredito, que, felizmente, ainda existem mais por esse mundo fora...

Sem comentários:

Enviar um comentário