2 de outubro de 2015

Sobre Anjos da guarda...



A Igreja Católica celebra duas festas angélicas, no dia 29 de setembro, a festa dos três arcanjos – S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael – e, hoje, a dos anjos da guarda. 

A palavra Anjo significa 'mensageiro' e esta figura era associada a um ser intermediário entre Deus e a Humanidade.
Já foi um ser castigador, um ser bom e um ser mau, um menino rechonchudo, com ou sem asinhas, uma menina de vestido comprido, estrela, escuridão e luz...

Para os gregos, os anjos eram "espíritos" da condição humana, personificando os vários estados de existência, emoções, ações e moralidade. Foram divididos em 'virtudes' e 'vicios'.

Com o nascer da era moderna, a ciência acabou por sufocar a crença no 'céu', no 'inferno', em anjos e demónios.

Há quem os associe às fadas, outro tipo de espírito da natureza que, sob diferentes nomes e disfarces, são encontradas em todas as partes do mundo. 

O Anjo da guarda seria aquele que nos acompanharia desde o nosso nascimento.
Uma fonte de virtudes e bons conselhos...
Como o 'grilo falante' do Pinóquio :)

Para mim, talvez continue ainda a ser aquele menino rechonchudo, de carinha simpática, com umas pequenas asinhas; que a minha mãe dizia que me vigiava para eu me portar bem :)

Há vezes que ainda o imagino, por cima do meu ombro direito, a sussurrar-me ao ouvido: 'Não faças isso!', 'Porta-te bem!', mas, depois olho para o meu ombro esquerdo e está lá um diabinho a dizer: 'Deixa o gorducho falar! Faz, faz!'

E, não é que o danado do diabrete ganha quase sempre??!!
;)

Sem comentários:

Enviar um comentário